Pesquisas para evoluir na regulação e fiscalização

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A Arsesp vem agregando aos seus serviços pesquisas setoriais inéditas, cuja amplitude contribui não só para mensurar o grau de satisfação dos usuários acerca dos serviços e do atendimento recebido das concessionárias, mas também para corrigir rumos e definir prioridades na regulação e fiscalização desses serviços pela agência reguladora.

Assim foi com a pesquisa de satisfação dos Usuários Residenciais dos Serviços de Água e Esgoto dos municípios conveniados dos serviços de saneamento. O trabalho abrangeu entrevistas com 45 mil usuários residenciais, nos 244 municípios conveniados com a Arsesp em 2012 (199 conveniados e 44 da região metropolitana e a cidade de São Paulo), atendidos por três das concessionárias paulistas (Sabesp, Saneaqua e Foz de Santa Gertrudes). O Estado de São Paulo tem 645 municípios. 

A pesquisa foi aplicada somente com usuários do segmento residencial, tendo em vista que é o mais representativo em relação ao número de clientes, quando comparado com os setores comercial e industrial. No caso da Sabesp, por exemplo, o segmento residencial responde por cerca de 90% dos clientes.

Os principais questionamentos feitos aos usuários foram sobre: aspecto da água, preço, serviço de abastecimento, atendimento da prestadora de serviços, obras em vias públicas, atendimento nas agências, a conta d’água, leitura do hidrômetro, pagamento da conta, serviço de esgotamento sanitário e a imagem da prestadora do serviço.


Em 2014 a Arsesp realizou nova pesquisa pioneira no Brasil, dessa vez para mensurar e conhecer o nível de satisfação dos usuários dos serviços de distribuição de gás canalizado do Estado. Com 1,1 milhão de usuários nos principais segmentos – residencial, comercial, industrial e automotivo – distribuídos por três concessionárias – Comgás, Gás Natural São Paulo Sul e Gás Brasiliano Distribuidora – a pesquisa ouviu exatamente 5.343 usuários e os resultados mostraram que a fiscalização e a regulação impactam positivamente os serviços prestados pelas concessionárias.


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Satisfação dos Usuários


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