​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
  ​​​​​​​​​ Notícias
linha2.png


5 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

TWITTER-DIA-MUNDIAL.jpg

(05/06/2019) O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, acontece todos os anos no dia 5 de junho e, neste ano, traz como tema a “Poluição do Ar”, uma questão crítica tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana.

A Arsesp também está engajada em outras ações em prol da preservação do meio ambiente. Desde novembro de 2018, a Agência possui um Convênio de Cooperação Técnica com o Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy (TNC), com o objetivo de desenvolver atividades e projetos para a efetiva conservação da biodiversidade no Brasil e a sustentabilidade dos recursos naturais, notadamente na região de mananciais explorados pelas prestadoras de serviços de saneamento básico reguladas pela Agência.

O TNC é uma organização internacional de conservação da natureza que atua em três frentes: segurança hídrica, segurança alimentar e infraestrutura inteligente. Além disso, é um dos atores responsáveis pela ampliação e implementação do Programa de Produtor de Água em diversas regiões. Este Programa é uma iniciativa que tem como objetivo remunerar agricultores que adotam práticas para a conservação dos recursos hídricos nos limites de suas propriedades e que, voluntariamente, inscrevem-se no projeto.

Outra parceria importante, firmada pela Arsesp, foi com a Cetesb. As duas instituições firmaram um Termo de Cooperação Técnica que, dentro das respectivas esferas de competência e especialização, visa o aprimoramento das ações de controle ambiental, regulação e fiscalização dos sistemas públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário dos municípios regulados pela Agência, por meio do intercâmbio de informações, nas situações em que forem constatados possíveis prejuízos ao meio ambiente ou aos usuários dos serviços públicos de saneamento básico. 

Com essas parcerias a Arsesp reforça seu comprometimento com a preservação do meio ambiente e conservação da biodiversidade no Estado de São Paulo.

Voltar