​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
  ​​​​​​​​​ Notícias
linha2.png


HÉLIO CASTRO É O NOVO DIRETOR PRESIDENTE DA ARSESP

(13/12/2017) Hélio Luiz Castro, Diretor de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Saneamento Básico, assumiu, em 09 de dezembro de 2017, a Presidência da ARSESP, função que desde junho de 2015 vinha sendo exercida por José Bonifácio de Souza Amaral Filho, Diretor de Regulação Econômico-Financeira e de Mercados. 

No auditório da Agência, ocorreu a cerimônia de transmissão de função de presidente com a participação dos funcionários e de todos os diretores.

José Bonifácio fez seu discurso de despedida da presidência dizendo que ARSESP é uma instituição em consolidação. “A Agência foi criada há dez anos e ainda é uma figura nova na economia e na sociedade brasileira. Estou há 40 anos no exercício de diversas atividades e na ARSESP estou há 4 anos. Na verdade, já estou me aposentando e encerro minha carreira nesta Agência que é um lugar de conhecimentos complexos, técnicos, econômicos e jurídicos. Sempre digo que quem senta numa cadeira pública está sujeito a ser republicano, democrata, transparente e é o que a Agência é e continuará sendo”, finalizou.   

Hélio Castro agradeceu a permanência de Bonifácio na presidência, disse que a ARSESP ainda é jovem, apesar de ser bastante reconhecida: “A Agência é referência hoje por conta de todos vocês [funcionários]; percebo isso quando participo de eventos, congressos e observo que todos reivindicam a participação da ARSESP, porque sabem que ela é extremamente relevante. Às vezes não nos damos conta do quanto a ARSESP já conseguiu avançar. No dia sete de dezembro agora completamos dez anos de existência. Estamos entrando praticamente na puberdade, mas avançamos muito e temos oportunidade de avançar mais. Quero agradecer ao Bonifácio que assumiu a presidência nos últimos anos e quero deixar claro que aprendi muito com ele por todos esses anos. Agora vamos continuar nosso trabalho”, declarou Castro em seu discurso, na última segunda-feira. 

Hélio tem vasta experiência no setor de saneamento básico. Foi responsável técnico pela operação e manutenção da concessionária de serviços de saneamento, em Cuiabá-MT. Superintendente da Unidade de Negócio de Produção de Água da Sabesp, responsável pela gestão das represas, das estações de tratamento de água e do sistema adutor que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo. Tem MBA em Gestão Empresarial pela FIA/USP, é mestre em Recursos Hídricos pela Escola Politécnica da USP, especialista em Gerenciamento da Qualidade de Água, em Lagos, pelo Instituto do Lago Biwa, no Japão. É Engenheiro Civil/Sanitarista pela PUC-Campinas e Tecnólogo em Saneamento pela UNICAMP. Castro está à frente da Diretoria de Saneamento desde janeiro de 2016.


Voltar