​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
  ​​​​​​​​​ Notícias
linha2.png


TARIFAS DA COMGÁS E GÁS NATURAL SÃO PAULO SUL SÃO REAJUSTADAS

(30/05/2017) Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo - ARSESP autorizou o reajuste anual das tarifas das concessionárias de gás canalizado COMGÁS e GÁS NATURAL SÃO PAULO SUL (GNSPS), a partir de 31 de maio de 2017. 


O reajuste anual das tarifas compreende, conforme o Contrato de Concessão vigente:

•    o reajuste anual da margem de distribuição: corrigida pela variação do IGPM, nos últimos 12 meses, de 2,547251%.
•    a atualização do preço do gás e do transporte considerado nas tarifas, para os próximos 12 meses;
•    parcela para recuperação da “conta gráfica”: a diferença acumulada entre o preço real do gás e o preço do gás considerado nas tarifas antes do reajuste.

É importante destacar que o principal fator para o aumento das tarifas finais do gás natural canalizado em todos os segmentos é a elevação do preço do petróleo no mercado internacional, uma vez que este influencia fortemente o custo do gás fornecido pela Petrobras às distribuidoras.

Desta forma o reajuste médio para os segmentos de distribuição ficou da seguinte maneira:

tabela1.jpg


Como exemplo, os valores finais das tarifas, por segmento de consumidores e consumo mensal, tiveram as seguintes alterações por concessionária:

tabela2.jpg
As tabelas tarifárias completas constam das Deliberações ARSESP nº 727 de 2017 (COMGÁS) e  nº 730 de 2017 (Gás Natural São Paulo Sul), disponíveis no site da ARSESP (www.arsesp.sp.gov.br   – Legislação).  


Como já informado, as novas tarifas entram em vigor em 31 de maio de 2017. 


Voltar