​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
  ​​​​​​​​​ Notícias
linha2.png


ARSESP COMUNICA A ABERTURA DE CONSULTA PÚBLICA SOBRE A METODOLOGIA DE APLICAÇÃO DO ÍNDICE GERAL DE QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA SABESP

​(06/06/2019) A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – Arsesp comunica a abertura da Consulta Pública (CP) nº 06/2019 que estabelece a Metodologia para Apuração e Aplicação do Índice Geral de Qualidade (IGQ ou Fator Q) para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP.

O IGQ reflete aspectos da prestação de serviço que estão entre as principais reclamações de usuários. O índice foi desenvolvido durante o processo da 2ª Revisão Tarifária da Sabesp, que ocorreu nos anos de 2017 e 2018, e tem como objetivo direcionar maior empenho da distribuidora para melhoria da qualidade dos serviços prestados, beneficiando assim todos os usuários atendidos pela Sabesp.

O IGQ não se caracterizará como um mecanismo sancionatório, mas como incentivo tarifário que estimule a distribuidora a manter o nível de eficiência sem prejudicar a qualidade do serviço prestado. A primeira aplicação do IGQ está prevista para ser calculada em 2019 com efeito tarifário no reajuste anual de 2020, podendo ser positivo ou negativo conforme resultados alcançados pela Sabesp.

Conheça os Índices Gerais de Qualidade que serão analisados:

•    Índice de Ligações Factíveis de Esgoto (ILFE);
•    Índice de Descumprimento de Reposição de Pavimento (IDRP);
•    Índice de Reclamações de Usuários Relacionadas à Falta de Água e Baixa Pressão (IRFA);
•    Índice de Vazamentos Visíveis por Extensão de Rede (IVV).

A escolha dos indicadores já foi submetida à consulta pública e aprovada no processo de revisão tarifária. Neste momento, espera-se obter contribuições sobre a metodologia proposta pela Arsesp para apuração do IGQ e sua sistematização.


COMO PARTICIPAR DA CP:

Todos os documentos referentes a esta Consulta Pública (CP), incluindo o regulamento com os procedimentos para participação, o modelo para envio de contribuições, a minuta de Deliberação Arsesp e a Nota Técnica, estão à disposição dos interessados nos seguintes endereços: http://www.arsesp.sp.gov.br/SitePages/consultas-publicas.aspx; na sede da Agência, na Avenida Paulista, 2313, 4º andar, CEP 01311-300 - São Paulo-SP.

O período para envio de contribuições é de 07/06/2019 a 22/07/2019.  As contribuições e manifestações devem ser feitas por escrito e enviadas para o e-mail consultapublica@arsesp.sp.gov.br, fax (11) 3293-5107, ou para a sede da Arsesp, até às 18 horas do dia 22 de julho de 2019, de acordo com o regulamento. Após o encerramento do período de Consulta Pública, a Agência divulgará, em seu site, a integralidade das contribuições e manifestações recebidas.


SERVIÇO: 

O QUE: Metodologia de Aplicação do Índice Geral da Qualidade (IGQ) nos reajustes e revisões tarifários da Sabesp
DATA: 07/06/2019 a 22/07/2019, até às 18 horas
ENVIO: consultapublica@arsesp.sp.gov.br fax (11) 3293-5107, ou para a sede da Arsesp (Avenida Paulista, 2313, 4º andar, CEP 01311-300 - São Paulo – SP).


Voltar