​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
  ​​​​​​​​​ Notícias
linha2.png


ARSESP PARTICIPA DA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE SEGURANÇA DE BARRAGENS NO ESTADO DE SÃO PAULO

(04/07/2019) A ARSESP participou na última quarta-feira (03/07) da cerimônia de apresentação do Relatório de Segurança de Barragens no Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente/SIMA e pela Casa Militar do Gabinete do Governo do Estado de São Paulo.

O relatório foi elaborado por um Grupo de Trabalho (GT) que contou com representantes dos órgãos Federais, Estaduais, de gestão, fiscalização e pesquisa. Os técnicos da Arsesp Cláudio Paiva, Fábio Ferrão, Nelson Minami e Edmundo Sanchez, participaram deste grupo colaborando na identificação da situação de barragens de empreendimentos de Geração de Energia Elétrica.

Atualmente, o estado possui 96 barragens que geram energia elétrica sob fiscalização da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com apoio da Arsep (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), 81 de usos múltiplos, das quais 76 em rios de domínio estadual, sob fiscalização do DAEE (Departamento de Água e Energia) e cinco em rios federais, uma em construção, sob responsabilidade da ANA (Agência Nacional de Águas). Há também 23 empreendimentos de mineração cuja fiscalização cabe à ANM (Agência Nacional de Mineração) e duas de resíduos industriais acompanhadas pela CETESB.
 
Além da Arsesp, colaboraram com a elaboração do relatório outros importantes órgãos relacionados com a questão de segurança de barragens, como: Instituto Geológico/IG, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo/CETESB, o Departamento de Águas e Energia Elétrica/DAEE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A./EMAE, a Coordenadoria de Petróleo, Gás e Mineração/CPGM, a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil/SUPDEC, e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas/IPT.

O relatório pode ser acessado na íntegra neste link: http://bit.ly/RelatorioBarragens2019.

Fonte: Diretoria de Energia/Arsesp e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente/SIMA


WhatsApp Image 2019-07-04 at 16.27.02(1).jpeg
Fotos com presenças de: Glaucio Atorre Penna (Subsecretário de Infraestrutura e Meio Ambiente), Sonia A.A. Nogueira (Geóloga e Pesquisadora Científica da Secretará de Infraestrutura e Meio Ambiente), Marcos Lopomo (Diretor de Regulação e Fiscalização dos Serviços de Energia), Fábio Ferrão (Especialista em Regulação e Fiscalização de Serviços Públicos), Nelson Minami (Especialista em Regulação e Fiscalização de Serviços Públicos) e da situação de barragens de empreendimentos de Geração de Energia Elétrica.

Fotos: Marcos Flucrecio Jr


Voltar