Ouvidoria
A Ouvidoria acompanha como representante da sociedade toda a atividade da Agência, zelando pela qualidade e eficiência de sua atuação. Recebe, analisa e responde às manifestações de usuários, referentes aos serviços prestados pela Arsesp, sendo responsável, também, pelo recebimento e encaminhamento de denúncias relacionadas a atividades da Agência.
SERVIÇOS PÚBLICOS DE SANEAMENTO E GÁS CANALIZADO
Para reclamar sobre o atendimento das concessionárias de gás canalizado e saneamento básico às queixas encaminhadas pelos serviços prestados, fale com o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da Arsesp.
Procure a Ouvidoria da Arsesp apenas se o atendimento do SAU não foi satisfatório.
SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA ELÉTRICA
As queixas aos serviços prestados pelas concessionárias e permissionárias de energia devem ser registradas diretamente no sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e tratadas por ela.
A Ouvidoria da Arsesp presta informações, recebe e encaminha reclamações e acolhe sugestões, críticas e elogios sobre os serviços por ela realizados.
CANAIS DE CONTATO:
Plataforma Fala.SP: https://fala.sp.gov.br/
Telefone: (11) 0800 770 6884 (de 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 17h30, exceto feriados)
Presencial: Rua Cristiano Viana, 428 – Pinheiros – São Paulo (de 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 17h30, exceto feriados)
Sistema de Ouvidorias do Estado: www.ouvidoria.sp.gov.br
Ouvidor
Paulo Arthur Lencioni Góes
e-mail para contato: pgoes@sp.gov.br
Data da Posse: 8/3/2023
Término do mandato: 7/3/2026
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A OUVIDORIA DA ARSESP
QUANDO DEVO PROCURAR A OUVIDORIA DA ARSESP?
A Ouvidoria da Arsesp é a 4ª instância de atendimento à qual você deve recorrer em assuntos relacionados às prestadoras de serviços de gás canalizado e saneamento básico.
A 1ª instância de atendimento à qual você deve recorrer são os canais de relacionamento com clientes da prestadora do serviço público.
Se não ficar satisfeito com a resposta ou solução dada à manifestação, entre em contato, em 2ª instância, com a Ouvidoria da empresa prestadora.
Se continuar insatisfeito com as soluções propostas pela prestadora e sua Ouvidoria, o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da Arsesp será a 3ª instância de atendimento à qual você poderá recorrer para:
DEVO PROCURAR A OUVIDORIA PARA REGISTRAR UMA RECLAMAÇÃO SOBRE OS SERVIÇOS PRESTADOS PELA CONCESSIONÁRIA DE ENERGIA ELÉTRICA, GÁS CANALIZADO E SANEAMENTO BÁSICO?
Não. Se você não ficou satisfeito com a solução dada pela prestadora dos serviços de energia elétrica, gás canalizado e saneamento e pela Ouvidoria da empresa, encaminhe sua queixa ao Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da Arsesp.
Procure a Ouvidoria da Arsesp apenas se o atendimento do SAU não foi satisfatório.
O QUE NÃO É DE COMPETÊNCIA DA OUVIDORIA DA ARSESP?
Tratar, no seu primeiro contato com a Agência, de assuntos referentes ao seu relacionamento com a prestadoras dos serviços de energia elétrica, gás canalizado ou saneamento básico. Para isso, procure antes o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da Arsesp.
Fiscalizar os serviços regulados pela Agência, cuja atribuição é das Diretorias Técnicas da Arsesp.
Atuar como autoridade policial, investigativa ou punitiva.
COMO SÃO TRATADAS AS MANIFESTAÇÕES REGISTRADAS NA OUVIDORIA DA ARSESP?
Após receber a manifestação, a Ouvidoria apura junto à área responsável a questão levantada. Depois que a análise é feita e concluída, a Ouvidoria encaminha uma resposta para o manifestante.
QUAL A IMPORTÂNCIA PARA A ARSESP DAS MANIFESTAÇÕES RECEBIDAS?
As manifestações recebidas pela Ouvidoria possibilitam à Arsesp identificar pontos que merecem atenção e aprimorar sua atuação e o atendimento aos usuários.
COMO POSSO ENTRAR EM CONTATO COM A OUVIDORIA DA ARSESP?
Entre em contato com a Ouvidoria da Arsesp pelos seguintes canais de atendimento:
E-mail: ouvidoriaarsesp@sp.gov.br
Telefone: (11) 0800 770 6884 (de 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 17h30, exceto feriados)
Presencial: Rua Cristiano Viana, 428 – Pinheiros – São Paulo (de 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 17h30, exceto feriados)
Sistema de Ouvidorias do Estado: www.ouvidoria.sp.gov.br