Ouvidoria


A Ouvidoria analisa manifestações referentes à atuação da própria Arsesp, presta informações e recebe sugestões, críticas, reclamações, denúncias e elogios sobre os serviços por ela realizados.


SERVIÇOS PÚBLICOS DE SANEAMENTO E GÁS CANALIZADO

​Para reclamar sobre o atendimento das concessionárias de gás canalizado e saneamento básico às queixas encaminhadas pelos serviços prestados, fale com o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da Arsesp. 

Procure a Ouvidoria da Arsesp apenas se o atendimento do SAU não foi satisfatório.


SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA ELÉTRICA

As queixas aos serviços prestados pelas concessionárias e permissionárias de energia devem ser registradas diretamente no sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e tratadas por ela. 

​A Ouvidoria da Arsesp presta informações, recebe e encaminha reclamações e acolhe sugestões, críticas e elogios sobre os serviços por ela realizados.


CANAIS DE CONTATO:

E-mail: ouvidoriaarsesp@sp.gov.br 

Telefone: (11) 0800 770 6884 (de 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 17h30, exceto feriados)

Presencial: Rua Cristiano Viana, 428 – Pinheiros – São Paulo (de 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 17h30, exceto feriados) 

Sistema de Ouvidorias do Estadowww.ouvidoria.sp.gov.br

Ouvidora
Lúcia Pacheco Montoro 
e-mail para contato: lpacheco@sp.gov.br



PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A OUVIDORIA DA ARSESP

QUANDO DEVO PROCURAR A OUVIDORIA DA ARSESP?

A Ouvidoria da Arsesp é a 4ª instância de atendimento à qual você deve recorrer em assuntos relacionados às prestadoras de serviços de gás canalizado e saneamento básico. 

1ª instância de atendimento à qual você deve recorrer são os canais de relacionamento com clientes da prestadora do serviço público. 

Se não ficar satisfeito com a resposta ou solução dada à manifestação, entre em contato, em 2ª instância, com a Ouvidoria da empresa prestadora.  

Se continuar insatisfeito com as soluções propostas pela prestadora e sua Ouvidoria, o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da Arsesp será a 3ª instância de atendimento à qual você poderá recorrer para: ​  

  • ​obter informações; 

  • reclamar; 

  • denunciar; 

  • apresentar sugestões, elogios ou críticas. 


DEVO PROCURAR A OUVIDORIA PARA REGISTRAR UMA RECLAMAÇÃO SOBRE OS SERVIÇOS PRESTADOS PELA CONCESSIONÁRIA DE ENERGIA ELÉTRICA, GÁS CANALIZADO E SANEAMENTO BÁSICO?

Não. Se você não ficou satisfeito com a solução dada pela prestadora dos serviços de energia elétrica, gás canalizado e saneamento e pela Ouvidoria da empresa, encaminhe sua queixa ao Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da Arsesp. 

Procure a Ouvidoria da Arsesp apenas se o atendimento do SAU não foi satisfatório.


O QUE NÃO É DE COMPETÊNCIA DA OUVIDORIA DA ARSESP?

  • Tratar, no seu primeiro contato com a Agência, de assuntos referentes ao seu relacionamento com a prestadoras dos serviços de energia elétrica, gás canalizado ou saneamento básico. Para isso, procure antes o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da Arsesp. 

  • Fiscalizar os serviços regulados pela Agência, cuja atribuição é das Diretorias Técnicas da Arsesp. 

  • Atuar como autoridade policial, investigativa ou punitiva. 


COMO SÃO TRATADAS AS MANIFESTAÇÕES REGISTRADAS NA OUVIDORIA DA ARSESP?

Após receber a manifestação, a Ouvidoria apura junto à área responsável a questão levantada. Depois que a análise é feita e concluída, a Ouvidoria encaminha uma resposta para o manifestante.


QUAL A IMPORTÂNCIA PARA A ARSESP DAS MANIFESTAÇÕES RECEBIDAS?

As manifestações recebidas pela Ouvidoria possibilitam à Arsesp identificar pontos que merecem atenção e aprimorar sua atuação e o atendimento aos usuários.


COMO POSSO ENTRAR EM CONTATO COM A OUVIDORIA DA ARSESP?

Entre em contato com a Ouvidoria da Arsesp pelos seguintes canais de atendimento:

E-mail: ouvidoriaarsesp@sp.gov.br 

Telefone: (11) 0800 770 6884 (de 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 17h30, exceto feriados)

Presencial: Rua Cristiano Viana, 428 – Pinheiros – São Paulo (de 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 17h30, exceto feriados) 

Sistema de Ouvidorias do Estadowww.ouvidoria.sp.gov.br