​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
  ​​​​​​​​​ Notícias
linha2.png


EM BENEFÍCIO DAS INDÚSTRIAS PAULISTAS, ARSESP APROVA DIMINUIÇÃO DO REPASSE DO AUMENTO DO PREÇO DO GÁS NATURAL

​O Governo do Estado de São Paulo, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo – Arsesp e a concessionária de gás canalizado Naturgy vêm acompanhando atentamente o aumento no custo do gás natural, em razão de reajustes recentes realizados pela Petrobrás (48,7% nos últimos meses). 

Para se reduzir o impacto desses aumentos aos usuários, em maio de 2021, mês base para o reajuste anual da concessionária, a Arsesp e a Naturgy concordaram com a necessidade de aplicar um tratamento alternativo para o seu repasse às tarifas. Com isso, o preço do gás nas tarifas dos usuários dos segmentos Industriais, Cogeração, GNV, e demais - exceto os segmentos Residenciais e Comercial -, sofreu aumento da ordem de 39%, portanto, significativamente inferior à projeção de aumento médio, que seria entre 75% e 80%, caso os valores efetivamente praticados pela Petrobras fossem repassados integralmente.

Neste mês de agosto, além do novo repasse do custo do gás, feito a cada três meses, as atenções voltaram-se também para o repasse do saldo da conta gráfica, parcela da tarifa que é independente da ação da Arsesp (que define apenas os reajustes anuais da margem), e cuja alteração de sua forma de aplicação só pode ocorrer com anuência da concessionária.

Desse modo, mais uma vez o Governo do Estado de São Paulo, a Arsesp e a Naturgy, com base em estudos de custos, agiram para atenuar os efeitos do custo do gás nas tarifas das indústrias paulistas, diminuindo o impacto desse repasse para os segmentos de grande consumo, como o Industrial, GNV, Cogeração e outros (exceto os segmentos Residenciais e Comercial), que seriam entre 35% e 40%, para uma elevação da ordem de 25%.

Com essa determinação, que passa a valer a partir de 31/08, diminui-se o impacto tarifário para os usuários, medida importante nesse momento de recuperação econômica após os efeitos da pandemia da COVID-19.

Confira a tabela com as novas tarifas de gás para todos os segmentos:


tarifa_naturgy_082021.jpg

Leia, na íntegra, a Deliberação Arsesp nº 1.214, de 26 de agosto de 2021.


Conta Gráfica – clique aqui e entenda 

Voltar